O Exame Nacional do Ensino Médio é o maior vestibular realizado no Brasil, vindo de crescente gigantesca nesta década, sendo que já movimentou oito milhões de pessoas em 2014, número que deve ser ultrapassado na edição de 2019, que tem grande planejamento para ser a maior da história do Brasil.
Mesmo com mudanças no Ministério da Educação e com diversas crises, o Governo Federal deve manter o padrão e as diretrizes gerais em relação aos demais anos, em que o Enem foi sucesso absoluto.
As inscrições Enem 2022 estarão disponíveis ainda no primeiro semestre, sendo geralmente abertas no mês de maio. No momento da inscrição (realizada exclusivamente online), os candidatos devem saber os principais dados pessoais para inserir no cadastro. Para alunos que estão concluindo o ensino médio no ano vigente a taxa de inscrição é isentada. Para os demais um valor de aproximadamente R$ 35,00 é cobrado.
No momento da inscrição é preciso ficar atento ao preenchimento de algumas informações muito importantes, como nome da Instituição de ensino que está cursando ou no caso dos já egressos, assinalar o ensino médio como já completo. Informações de contato, endereço e grupo familiar também são muito importantes para que o Governo Federal possa estar preparando a prova da melhor maneira possível e lhe enquadrando no município mais próximo.
Como algumas cidades não realizam a prova, os maiores centros populacionais de cada região são os caminhos mais próximo, porém cabe ao aluno selecionar a cidade de sua preferência para a realização da prova.
Importância do ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio é de vital importância para aqueles estudantes que desejam usar dos maiores programas de ingresso em universidades públicas e privadas. Fazendo o Enem, o candidato automaticamente ganha o dinheiro de participar de programas como o Sisu e o ProUni, que dão ótimas oportunidades em instituições públicas e privadas, sendo o ProUni uma fonte de bolsas até mesmo integrais. Programas de financiamento como o Fies também estão disponíveis através do maior vestibular do Brasil.
O exame é constituído de cinco etapas diferentes, aplicadas durante dois dias. São quatro provas objetivas, somando 180 questões ao total, sendo divididas em: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática.
Além destas quatro provas que fecham as 180 questões, também é exigida uma redação dissertativa, feita no segundo dia de prova, um domingo. Ao final uma média entre as cinco notas é feita, formando assim a média para concorrência nos programas do Governo. Cada instituição pode optar por peso diferente nas notas do Enem 2022, levando em consideração a área específica do curso, entretanto a maioria adota a média ponderada.
ENEM e Fies serão cancelados?
Um grande boato tem circulado pelas redes sociais, em que pessoas afirmam que os programas públicos do Governo Federal serão cancelados, isso muito em virtude da atual instabilidade do sistema online do Fies. Essas “denúncias” não passam de calúnias, pois os programas terão continuidade e ainda serão muito ampliados para a próxima edição. Estima-se que em poucos anos o Enem possa ser realizado duas vezes por ano e até mesmo possa estar passando da plataforma física para a digital, com os alunos realizando as provas em computadores conectados à internet.
Data e Nota – Enem
Todas as datas de inscrições e realização do Enem 2019 devem ser divulgadas nas próximas semanas, após algumas avaliações do Governo Federal acerca do Ministério da Educação, que passa por uma fase de transição.
O resultado Enem 2022 deve ser divulgada, assim como ocorreu neste ano, apenas no ano seguinte, entretanto o aluno já consegue ter ideia de sua média em virtude do gabarito oficial que é divulgado algumas semanas após a prova. A nota é formulada por complexo sistema online, que avalia a probabilidade de “chutes” e ainda diferencia questões difíceis e fáceis.
A nota da redação já com a média final deve ser divulgada em janeiro.